Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Caxias do Sul, RS, 21 de dezembro de 2009

Acordei cedo, 6 horas. O ônibus sai às sete, é o Nêgo quem o leva para a cidade. E vai junto Dona Lita, Marina, Dalvi. E vai junto Seu Alceu e mais um monte de gente.
Antes de sair a ‘chimia’ de uva, ameixa, o bolo de chocolate que aqui no sul chamam “Nêga Maluca”. Antes de sair abraços e obrigados, e um tchau à Vitória que se vira no colchão e dá adeus de olhos fechados, abraço forte.

Aqui tudo se faz, do alho ao sabão. Aqui tudo se tem, solidariedade, doses de carinho, animação. E até brigas, como em qualquer soma de gente.
Aqui Dalvi quis me pagar o trabalho, é pelos dias tirando ameixas. Disse não, foi querer meu o tirar. E então quis dar o dinheiro como contribuição pelo trabalho, o meu.

Viajando, pouco a pouco o ônibus esvaziou, e só restou eu a chegar na rodoviária. O Nêgo não me cobrou a passagem, boa sorte, vá em frente.

O abraço de Dona Lita pouco antes não esqueço, aconchegante, lembrou os de minha vó quando eu tinha meus dez anos de menina. E também vem comigo o despedir de Marina, que pegou a câmera fotográfica ontem sem que eu visse e gravou um depoimento de adeus.

As ameixas que colhi na Capela São Francisco, norte do Rio Grande do Sul, eram verdes. Deveriam ser porque demorariam a chegar no seu destino, tempo de amadurecimento. De cá, a última cidade que fico antes de Santa Cruz do Sul, as ameixas que colhi vão para Vitória da Conquista, Bahia, a primeira cidade que passei após a saída de Salvador.
O ciclo se fecha com espirais de abertura.

Nenhum comentário: